E pasmem: “England” e “language” também não são!
Você já parou para pensar quais são as palavras mais usadas em português? Em inglês, talvez? Bem, os linguistas (cientistas que lidam com linguagens) já pararam para pensar E contar quais são essas palavras. Mais que curiosidade, a linguística de corpus é um ramo muito sério de estudo, com muitas e muitas finalidades e aplicações – além de descobrir fatos bizarros sobre as línguas, claro! (Para quem estiver interessado, clique aqui e saiba mais sobre esse tipo de estudo).
É claro que a gente logo pensa que o nome da própria língua estaria incluído nessas 1000 palavras mais comuns, mas… não! E essa é só uma das estranhezas que podemos constatar com essa lista.
Você já imaginou se seria capaz de escrever um texto usando apenas as 1000 palavras mais comuns do inglês?
O site The Up-goer Five Text Editor te ajuda com esse desafio! Basta você digitar ou colar seu texto em uma janela e ele indica quais palavras estão fora da lista, além de dar dicas de quais termos podem substituí-las. Mas o site não oferece apenas isso.
O mais legal é o banco de textos que você pode acessar!
Textos sobre os mais variados assuntos estão disponíveis para leitura. É uma ferramenta bem boa para você que está começando agora a aprender a língua e tem dificuldade para achar textos para treinar a leitura. O texto mais procurado, por exemplo, é Hamlet, de Shakespeare – imagina só!
Os textos cobrem praticamente todos os assuntos, de textos literários adaptados até explicações científicas, passando pelas luas de Saturno e filmes famosos.
E aí, aceita o desafio?